Com foco no diálogo e na construção de um planejamento coletivo, a Jornada Pedagógica 2026, promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas e realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem desenvolvendo ações integradas voltadas ao fortalecimento de um ambiente escolar alinhado a uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva. A iniciativa, realizada nas unidades escolares da rede municipal, entra em sua reta final e se encerra nesta sexta-feira (6/2), com a conclusão da última etapa dos diálogos pedagógicos.
Na manhã desta sexta, a comunidade escolar da Escola Municipal Santa Júlia, no bairro de Itinga, esteve reunida para alinhar estratégias e definir as diretrizes do plano de trabalho para o ano letivo de 2026.
A diretora da unidade, Luzinete Sales, destacou a importância do momento para a consolidação das ações pedagógicas. “Este último dia foi fundamental para alinharmos os projetos e metas que irão nortear o ano letivo. Tivemos uma participação muito ativa de toda a comunidade escolar, o que fortalece o trabalho coletivo. Nosso principal foco é garantir a alfabetização na idade certa, com planejamento, acompanhamento pedagógico e ações integradas entre os segmentos. Saímos deste encontro com metas definidas, projetos estruturados e um compromisso ainda maior com a aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.
Participando pela primeira vez da Jornada Pedagógica, a auxiliar de classe Juliana Monteiro ressaltou a importância da experiência para sua formação e atuação no cotidiano escolar. “Participar da Jornada Pedagógica está sendo uma experiência muito nova e enriquecedora para mim. É a primeira vez que vivencio esse processo e tem sido fundamental para compreender melhor o nosso papel dentro da escola e contribuir com ideias e sugestões. O que mais me chama atenção é a união de todos os profissionais, independentemente da função que exercem. Essa integração fortalece a escola e mostra que cada pessoa é parte essencial na construção de um ano letivo mais acolhedor e organizado”, destacou.
Realizada de forma simultânea nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro em todas as escolas da rede municipal, a Jornada Pedagógica teve como eixo central dos debates a escuta coletiva, o alinhamento institucional e o fortalecimento das práticas educacionais. O processo também garantiu espaço de fala aos estudantes, reforçando o protagonismo juvenil. A aluna Alana Pereira, de 13 anos, estudante do 8º ano, participou do encontro e destacou a importância de ser ouvida. “Com essa escuta afetiva, me senti à vontade para dizer o que penso e o que pode melhorar no nosso ambiente escolar. Acredito que é a partir desse diálogo que as coisas boas acontecem. Quero poder contribuir cada vez mais”, disse.
Com o encerramento da Jornada Pedagógica 2026, a rede municipal de ensino consolida um planejamento construído de forma participativa, reafirmando o compromisso da gestão com uma educação pública democrática, inclusiva e voltada para o fortalecimento da aprendizagem, em preparação para o início do ano letivo.
