Salvador, 26/11/2025 21:08

Região Metropolitana

Lauro de Freitas comemora mais de 30 mil livros distribuídos e ações de incentivo à leitura em 2025

Foto: Divulgação
edvaldo

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Lauro de Freitas se aproxima do encerramento do calendário escolar de 2025 celebrando importantes avanços na promoção da leitura e no incentivo à literatura em todas as idades. A Diretoria de Biblioteca e Sala de Leitura liderou ações que ampliaram o acesso a livros e reforçaram o compromisso da gestão com a formação de novos leitores.

Entre os resultados alcançados, destacam-se a entrega de 10.600 livros de literatura infantil para as escolas da rede municipal e a implantação do Cantinho de Leitura em 55 unidades de Educação Infantil e Creches. Esses espaços foram criados para estimular o prazer pela leitura desde os primeiros anos escolares. Além disso, foram distribuídos 12.500 livros didáticos e 1.150 exemplares para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adquiridos com recursos próprios.

“Estamos ampliando o acesso aos livros, fortalecendo o hábito da leitura e promovendo ações que aproximam a escola da comunidade. Cada livro entregue representa uma oportunidade de transformação”, afirmou Valda Calixto Teixeira, diretora de Biblioteca e Sala de Leitura da SEMED.

Pequenas mudanças na estrutura das escolas também têm mostrado resultados positivos no engajamento dos estudantes. “Transformar este espaço em um ambiente mais acolhedor e acessível aumentou muito o interesse das crianças pela leitura. Antes, era um cantinho fechado e restrito. No início do ano, decidimos criar um local onde as crianças realmente se sentissem à vontade, aconchegadas, e elas simplesmente amam. Temos horários específicos de leitura coletiva e individual, mas também deixamos o espaço aberto para que, ao terminar uma atividade, elas possam vir espontaneamente. Aqui na escola, elas têm acesso livre aos livros e à possibilidade de aprender coisas novas o tempo todo”, destacou Daisy Maia, professora do grupo G4 da Escola Municipal Ismael Ornelas Farias, em Itinga.

Outro marco do ano foi a destinação de 8 mil livros para doação e descarte responsável, realizada em parceria com a ONG Associação Oportunidade e Ação (OPA), localizada no bairro de Vida Nova. Também foi reativada a Biblioteca da PEC 3000, espaço requalificado para incentivo à leitura, pesquisa e oferta de cursos profissionalizantes. O local tornou-se um ponto de referência para estudantes, educadores e toda a comunidade que busca ampliar seus conhecimentos por meio da leitura.

As ações de 2025 reforçam o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas em tornar a leitura um hábito cotidiano e fortalecer o papel da educação como instrumento de transformação social.

edvaldo
Jornalista. Formado pela UCSal, atua nas editorias de política e cultura. Tem passagens pelo A TARDE, Bnews, Rádio Sociedade da Bahia e outros veículos, baianos e nacionais.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade