O deputado estadual Júnior Nascimento negou, nesta terça-feira (29), qualquer possibilidade de deixar o União Brasil para se filiar ao Partido Renovação Democrática (PRD). Em declaração à imprensa, o parlamentar afirmou que sua permanência na sigla está decidida e que, apesar de respeitar o projeto do PRD, não há planos de mudança.
“Chance zero. A possibilidade é que eu permaneça no União Brasil. E sendo bem sincero, essa movimentação, até então, como eu sei, é uma permanência [também] do deputado Elmar no União Brasil”, declarou, Júnior que afirmou Elmar Nascimento esteve presente nas discussões da Executiva Nacional e manifestou apoio à recém-formada federação com o PP. “Pelo menos conversado comigo, ele não manifestou nenhum interesse de sair do partido”, disse.
A fala de Júnior Nascimento acontece no contexto da formalização da federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP), que, juntas, formarão a maior bancada da Câmara dos Deputados com 109 parlamentares. Para o deputado baiano, essa aliança nacional terá forte repercussão nos estados, especialmente na Bahia, onde pode resultar na consolidação de uma candidatura competitiva ao governo estadual em 2026.
“Essa federação fortalece a candidatura de oposição para 2026. Acredito que o nome para a disputa ao governo sairá do União Brasil. Temos partidos aliados, todos com bons nomes: o PL, que está se aproximando; os Republicanos; o PSDB, que está em processo de fusão com o Podemos; além do PP e do próprio União Brasil”, afirmou o deputado.
Questionado sobre a posição do PRD na disputa estadual, Júnior Nascimento disse que não lhe cabe opinar sobre o alinhamento do novo partido, mas reconheceu o protagonismo de figuras como o deputado federal Marcinho, apontado como um dos líderes da legenda. “O PRD é um projeto sim, do deputado e colega Marcinho, que tem todo o know-how para liderar esse partido, mas eu não irei para o PRD”, reforçou.

