Em sua posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), nesta segunda-feira (9), Josias Gomes apresentou suas diretrizes para atuação na Corte, destacando o compromisso com a modernização dos processos e a proximidade com a sociedade. O ex-deputado federal iniciou sua fala agradecendo a confiança do Poder Executivo e ressaltando a recepção positiva que teve entre colegas e equipes técnicas.
“Hoje é um momento especial. É um momento especial em que agradeço em primeira mão ao governador por ter me escolhido conselheiro. Estou feliz e gostando do que estou vendo nesse pouco mais de um mês de convivência aqui com os demais conselheiros, com as equipes técnicas”, declarou.
Gomes reforçou que sua participação no TCE-BA será ativa, com foco na evolução tecnológica e metodológica da fiscalização. “Estou muito satisfeito. Acho que vou ter muita participação nos processos decisórios, com uma grande preocupação de buscar cada vez mais aperfeiçoar o sistema de controle externo”, afirmou, indicando que pretende contribuir para elevar o padrão da análise das contas públicas.
O conselheiro também defendeu uma abordagem equilibrada no relacionamento com gestores estaduais e municipais, combinando rigor técnico com sensibilidade social. Ele defende uma “análise mais humanizada”, ampliando o modelo de aproximação com a sociedade iniciado pelo ex-presidente do tribunal, Marcus Presídio. “Nós somos guardiões do erário público, mas não com o sentido punitivista que outrora prevalecia, mas sim um processo educativo, um processo de socialização de responsabilidades”, explicou.
Josias Gomes concluiu destacando que o olhar do tribunal deve ser duplo: fiscalizar a legalidade e garantir que os recursos públicos gerem resultados concretos para a população. “O objetivo é que os gestores tenham a tranquilidade de ter aqui um tribunal que vai estar com um olhar voltado para as contas públicas, mas um outro voltado para que os recursos sejam aplicados de maneira capaz de promover sempre o bem-estar da população baiana”, disse, reforçando seu compromisso com a eficiência e a transparência.
