O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), rebateu, nesta segunda-feira (26), as críticas feitas pela oposição sobre como a sua gestão vem conduzindo a educação no Estado.
A fala ocorreu depois que o Ministério da Educação (MEC) ter divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o desempenho dos estudantes em exames de larga escala. Segundo os dados divulgados pelo MEC, avançou no Ideb. Em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7, enquanto em 2021 foi 3,5 e, em 2019, alcançou 3,2.
“O Ideb saiu e está todo mundo quietinho. É o terceiro ano consecutivo que a Bahia cresce. Agora o Ideb da Prefeitura de Salvador caiu, mas eu vou celebrar? Não posso, eu fico triste”, disse o governador, durante cerimônia da assinatura de ordens de serviço do programa Construir para Educar.
Jerônimo Rodrigues disse ainda que o Ideb de Salvador apresentou queda, o que, de acordo com o petista, não deve ser criticado por ele nem por aliados.
“O IDEB de Salvador caiu, tava conversando ali que o IDEB de Salvador, da prefeitura, caiu (…) eu fico triste, mas eu não vou criticar porque esses meninos que não tiveram agora uma performance que não foi adequada. Eles vão vir para a gente ano que vem, não posso celebrar o prejuízo. O negacionismo na educação eu não posso não. Vou e peço que nenhum dos meus façam isso. Tem que criticar a prefeitura por outros motivos, porque não faz creche, porque não dá dignidade para creches comunitárias, porque não constrói escolas da rede Municipal, aqui são 72 mil estudantes em Salvador”, criticou o político.
