Salvador, 12/01/2026 09:51

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Jerônimo Rodrigues prevê Ponte Salvador-Itaparica pronta até 2031 e comenta desejo de inaugurar obra: “É um projeto longo”

Jeronimo Rodrigues
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta terça-feira (14) que a previsão para a conclusão da tão esperada Ponte Salvador-Itaparica é entre os anos de 2030 e 2031. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Se Liga Bocão, transmitido pelo YouTube.

Segundo Jerônimo, o contrato com o consórcio responsável pela execução do projeto determina que as obras comecem entre maio e junho de 2026. A partir daí, o prazo estimado para entrega é de cinco a seis anos.

“Vou fazer meu esforço, mas a previsão está em torno de cinco, seis anos. Gostaria que fosse na minha gestão, mas é um projeto longo”, afirmou o governador. “Então, se você contabilizar aí cinco, seis anos, vai dar 2030 aproximadamente, 2031.”

Apesar de expressar o desejo de inaugurar a ponte ao lado do presidente Lula, Jerônimo afirmou que sua preocupação é com a viabilidade e execução da obra, não com os créditos políticos. “Tomara que o consórcio ande num ritmo bom e que a gente possa fazer uma participação para que eu e o presidente Lula inaugurássemos, mas eu não trabalho pra eu inaugurar. Eu espero que outro inaugure. Não há problema”, disse.

O governador também relembrou os esforços para viabilizar o projeto, que inclui parcerias internacionais. “Eu corri atrás. Eu fui à Brasília diversas vezes, eu fui à China duas vezes”, afirmou, referindo-se às articulações com os investidores chineses do consórcio responsável pela construção.

A Ponte Salvador-Itaparica é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em planejamento no estado e promete revolucionar a mobilidade entre a capital e a região do Recôncavo Baiano, com impacto direto na economia e no turismo.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade