O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, utilizaram suas redes sociais neste sábado (25) para criticar a maneira como 88 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos na última sexta-feira (24). Os passageiros retornaram ao Brasil em um voo no qual permaneceram algemados, gerando indignação e repercussão nacional.
“Toda a minha solidariedade aos brasileiros que retornaram ao país sob a dolorosa e constrangedora condição de estarem algemados durante o voo de deportação dos Estados Unidos com destino ao Brasil. Parabenizo o presidente Lula e toda a sua equipe pela rápida atuação, garantindo que a dignidade e os direitos desses brasileiros fossem respeitados”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O governador destacou ainda que a luta pela dignidade e direitos humanos deve ser contínua. “Seguimos firmes na luta pela defesa da dignidade e dos direitos da nossa gente. É um absurdo que existam brasileiros que estiveram presentes na posse de um governo que alimenta o ódio e a intolerância. Precisamos de um Brasil que valorize o respeito e a justiça para todas e todos!”, completou.
Já o secretário Felipe Freitas reforçou que o Brasil não deve aceitar violações de direitos humanos e elogiou a atuação de autoridades brasileiras no caso. “O Brasil não se submeterá a humilhações internacionais e não compactua com violação de direitos humanos. O presidente Lula tem toda razão em intervir perante o tratamento degradante imposto pelo presidente Trump a cidadãos brasileiros durante o processo de deportação dos EUA”, declarou.
Freitas também ressaltou a importância do trabalho conjunto do Itamaraty e de membros do governo federal, como os ministros Ricardo Lewandowski e Macaé Evaristo, para acolher os brasileiros deportados.
“A postura dos ministros, que atuaram conjuntamente com o Itamaraty neste caso, foi fundamental para acolher e defender os nossos compatriotas. Não podemos nos calar ante violações aos direitos do nosso povo”, concluiu.
Na última sexta-feira (24), 88 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos em um voo fretado pelo governo norte-americano, em que os passageiros estavam algemados durante todo o trajeto. A situação gerou indignação de autoridades brasileiras.

