Ações de segurança pública e possíveis parcerias foram alguns dos assuntos tratados pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), em reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Os dois falaram com a imprensa durante a noite. Eles revelaram medidas em andamento e planos para ampliar a atuação conjunta. “Estamos investindo em concursos públicos, mais câmeras, inclusive corporais, e criação de companhias e batalhões, inclusive em Salvador. Mas o ‘Bahia pela Paz’ significa investimento para além da polícia: ações sociais, educação, cultura, esporte, revitalização de centros sociais urbanos e criação de bases comunitárias para diálogo e transformação”, destacou o governador em sua fala.
Bruno Reis, por sua vez, falou sobre a importância do compartilhamento de dados e tecnologias entre Estado e Prefeitura, além de iniciativas para enfrentar o comércio ilegal e crimes recorrentes na capital. “Além do compartilhamento de dados e imagens das 3.600 câmeras da prefeitura, conversamos sobre à possibilidade de cruzar informações da Secretaria da Fazenda e da Sedur [Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo] para fiscalizar ferros-velhos que comercializam metais ilegalmente”, disse.
O prefeito complementou: “Também tratamos do enfrentamento aos roubos de celulares, das operações conjuntas para retirada de barricadas e da ampliação da cerca eletrônica na cidade. Segurança vai muito além do enfrentamento, é também questão social. Por isso, a Prefeitura seguirá com programas em áreas como educação, cultura, esporte e geração de emprego e renda, em parceria com o governo do Estado”.
