Nesta segunda-feira (25), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou sobre os investimentos em andamento na Feira de São Joaquim, em Salvador, durante a assinatura da ordem de serviço para a recuperação do atracadouro do Mercado de Peixes, no bairro do Comércio.
“Estamos aqui hoje escolhendo a Feira de São Joaquim para demonstrar a importância que damos à vida da categoria dos feirantes. Tanto para quem vende quanto para quem compra, quando encontra um lugar decente, já vem fazer turismo, como é o caso dessa feira histórica”, afirmou.
O espaço receberá R$ 360 mil em investimentos da Secretaria de Turismo para modernização do atracadouro, ponto de chegada de pescados e produtos vindos do Recôncavo, das ilhas da Baía de Todos-os-Santos e de municípios vizinhos. O governador também lembrou que o conjunto das obras na feira soma R$ 41 milhões.
Na ocasião, o governador detalhou ainda que a segunda etapa da reforma contempla áreas para comercialização de carnes e vísceras, bares e restaurantes no piso superior, além de depósitos para armazenamento de produtos. Além disso, o projeto prevê um espaço para o sindicato dos feirantes, com possibilidade de instalação de um auditório destinado a reuniões, capacitações e eventos culturais.
Os comerciantes contarão ainda com infraestrutura adequada, incluindo pontos de água e energia, além de freezers para os que atuam com carnes. O governador ressaltou que as intervenções atendem também às exigências sanitárias, garantindo melhores condições de trabalho e de atendimento ao público. A expectativa do governo estadual é concluir a etapa atual até dezembro, com entrega oficial em evento festivo.
