A educação foi outro tema que esteve na mesa de debate no encontro entre o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), na tarde desta quarta-feira (27). A reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Em coletiva de imprensa realizada após a conversa, Jerônimo destacou a necessidade de cooperação entre Estado e município na área da educação. O gestor pontuou que a discussão sobre a transição de responsabilidades no ensino fundamental precisa ser conduzida de forma planejada e sem prejuízo aos estudantes.
“Estamos, de forma civilizada, tratando de uma transição entre aquilo que é de responsabilidade do município e o que ele pode assumir. Não é possível acolher, de uma hora para outra, 61 mil estudantes sem que isso esteja no orçamento. Nós compreendemos o que está em jogo: a qualidade da oferta. E estamos planejando para que isso aconteça”, disse Jerônimo.
O governador enfatizou que sua atuação será de cooperação, independentemente das diferenças políticas. “Da mesma forma que faço com outros municípios, não pode ser diferente aqui. Digo ao prefeito Bruno que estou à disposição para que possamos traçar um plano de educação. Eu não posso torcer contra uma educação fundamental com baixos indicadores ou infantil, porque isso vai recair no ensino médio. A política tem sua hora, mas o tema da educação me interessa”, finalizou.
