Salvador, 13/01/2026 13:44

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

Jerônimo Rodrigues critica comparação do senador Coronel entre PT e nazismo

Jerônimo Rodrigues - Reprodução
Jerônimo Rodrigues
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, chamou de “infeliz” a declaração do senador Angelo Coronel (PSD), que comparou o PT baiano ao nazismo ao comentar sobre a possibilidade de ser excluído da chapa majoritária de 2026. Coronel sugeriu que a composição “puro sangue” defendida pelo partido, com Jaques Wagner e Rui Costa nas duas vagas ao Senado, lembraria as práticas de Adolf Hitler, ditador responsável pela perseguição de minorias e pela criação de uma “raça pura”.

Em entrevista à rádio Princesa FM, de Feira de Santana, Jerônimo refutou a comparação, dizendo que é inaceitável associar o PT, um partido que ajudou Coronel a se eleger, ao nazismo. “O nazismo tem que ser banido da história”, afirmou o governador. Ele acrescentou que a comparação é uma tentativa de desviar a atenção do real objetivo, que é discutir a composição da chapa para as eleições de 2026, sem desrespeitar a história ou a magnitude dos envolvidos.

Jerônimo também ressaltou que, embora a discussão sobre a candidatura ao Senado esteja em andamento, ninguém está dizendo que Coronel está fora da disputa. “Eu, na condição de governador, de líder desse grupo, preciso ter calma para poder não desagregar”, completou.

O senador Angelo Coronel, que criticou a decisão do PT de manter uma chapa majoritária com nomes exclusivamente petistas, também sinalizou a possibilidade de romper a aliança com o partido caso se sinta excluído. Em entrevista à rádio 95 FM, ele afirmou que o PSD não concorda com a estratégia de ter apenas três nomes do PT na chapa e sugeriu que a aliança tem um “prazo de validade”. No entanto, um dia depois, o senador fez uma retratação pública, dizendo ter sido mal interpretado.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade