Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou nesta quarta-feira (22) o início das obras de recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia. O anúncio foi feito pelo governador da Bahia durante a cerimônia de lançamento da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado, realizada no Auditório Zezéu Ribeiro, na antiga sede da Federação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Jerônimo enfatizou a necessidade de aproximar a ciência da sociedade e desmistificar a ideia de que o conhecimento científico está restrito a grandes feitos tecnológicos. “A gente, às vezes, acha a ciência muito distante. Acha que a ciência é só quando se faz um foguete, quando se vai à lua. Enquanto o dia a dia é nosso, um medicamento que vem à nossa mesa para que a gente possa fazer uma cura, fazer uma prevenção, uma vacina”, afirmou, em entrevista à imprensa após o evento.
O governador destacou que elementos cotidianos, como alimentos e medicamentos, são frutos do trabalho científico. “O alimento que vem à nossa mesa é ciência”, disse, ressaltando ainda que a própria comunicação, com microfones e transmissões em tempo real, representa avanços tecnológicos que proporcionam comodidade à população.
Além disso, Jerônimo relembrou que não teve oportunidades semelhantes durante sua trajetória como estudante. “Me anima muito. Eu não tive essa oportunidade quando era estudante de ter apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, de uma fundação, de uma para-pesquisa, de secretarias de educação, de saúde, de mulheres”, destacou.
A 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz como tema central a proteção dos oceanos, em consonância com discussões ambientais globais, como as realizadas nas conferências do clima (COP). “Esse ano é o tema do mar, para que a gente possa ter uma ciência que se preocupe com as águas do mar”, explicou o governador.
Durante a cerimônia, estudantes apresentaram projetos científicos desenvolvidos em escolas, incluindo iniciativas de reaproveitamento de resíduos sólidos para produção de papel. Jerônimo destacou o caráter educativo e transformador do evento, que envolve diversas secretarias estaduais, como as de Educação, Saúde e Mulheres, além do apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Por fim, o governador convocou a população baiana a participar das atividades da semana, que ocorrem em escolas e municípios de todo o estado. “Espero que a Bahia inteira possa participar dentro de uma sala de aula, dentro de uma escola, dentro de um evento municipal”, afirmou. Ele também pediu o engajamento da imprensa e das redes sociais para divulgar a importância da ciência no cotidiano das pessoas.
