O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou nesta segunda-feira (26) a ordem de serviço que destina R$ 1,2 bilhão para a construção e modernização de escolas estaduais em toda a Bahia. A cerimônia aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves (Iceia), no Barbalho, em Salvador. A unidade também será contemplada com o investimento.
O montante faz parte do programa Construir para Educar. Ao, está prevista a construção, ampliação e modernização de 79 colégios.
Durante o evento, Jerônimo disse que o projeto pretende revitaliza as estruturas das unidades de educação e melhorar as condições de ensino e aprendizagem, além de aproximar a comunidade da escola.
“Às vezes, a gente entrega uma escola, que tem um teatro como esse, em uma cidade que nunca teve um teatro, e o equipamento amplia o olhar da comunidade. A escola protege a comunidade e, ao mesmo tempo, a comunidade protege a escola, porque aqui estão, sem dúvida nenhuma, os tesouros da gente. Não é para o futuro. É para o agora, é para o presente”, disse Jerônimo.
Nesta primeira etapa, serão construídas 26 novas escolas, 34 serão modernizadas, dez reformadas e oito ampliadas. A Secretaria de Educação (SEC) informou que mais de 55 mil estudantes, de 44 municípios, serão beneficiados pela política pública. Entre as cidades que vão receber as obras estão: Alagoinhas, Amargosa, Aporá, Arataca, Belmonte e Bom Jesus da Serra.
Iceia
Ainda durante o evento, Jerônimo Rodrigues assinou um documento que autoriza a abertura de um processo licitatório realizar obras para modernizar o Colégio Iceia e requalificar o teatro da instituição.
O projeto prevê a implantação de um campo de futebol society no colégio, uma usina solar fotovoltaica, academia ao ar livre, piscina, 36 salas de aula e 11 laboratórios. Para realizar as intervenções, serão investidos R$ 37,3 milhões do governo estadual, através da SEC.

