O governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomeou novos diretores para os Conjuntos Penais de Jequié e Eunápolis. Os decretos de nomeação foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (07). Os escolhidos têm até 30 dias para tomar posse.
Em dezembro, a justiça baiana determinou o afastamento da diretora da unidade de Eunápolis, no sul baiano, Joneuma Silva Neres, após a fuga de 16 detentos. De acordo com a decisão, a medida, à época, era uma “forma de estancar de imediato as irregularidades e impedir a contaminação ou destruição de provas”.
Já em Jequié, após uma onda de violência no início de janeiro, as polícias Militar e Civil anunciaram o envio de efetivo extra para reforçar o policiamento na cidade, no sudoeste da Bahia, e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) iniciou, nesta segunda-feira (6), uma intervenção no Conjunto Penal da cidade, devido às investigações de comunicação entre os internos e suspeitos fora do presídio.
Na manhã desta terça, durante cerimônia de entrega de novas viaturas às forças de segurança da Bahia, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador, Jerônimo Rodrigues comentou a nomeação dos novos gestores.
“Foram feitas ações de troca. Hoje, por exemplo, nós nomeamos uma nova direção. A atuação de inteligência, desde o primeiro momento que foi deflagrado, inclusive o secretário Zé Castro [Seap] desceu no mesmo dia, estava em agenda externa, voltou, desceu com o TJ, com o Tribunal de Justiça, para garantir uma apuração dos fatos e punir com a inteligência, naturalmente com a justiça, aqueles que realizaram atitudes que não são servidor público do sistema de presídio”, disse o governador.
