Salvador, 13/01/2026 13:55

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Jerônimo diz que reforma do secretariado para eleições deve avançar até o fim do mês

Foto: PAOP
andre

Compartilhe:

google-news-follow

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta terça-feira (13) que pretende definir até o final de janeiro a saída de secretários que devem disputar as eleições de 2026, como parte do processo de reorganização do governo e das negociações políticas com os partidos da base aliada.

Segundo o governador, a movimentação no secretariado está diretamente ligada à formação da chapa majoritária e ao alinhamento político do grupo governista. “Olha, eu espero que dê tudo certo para agora. Estamos fechando uma conversa para a gente, quando conseguir organizar, já fechar uma chapa de senador, mas eu espero que agora até o prazo que eu pedi para os partidos que até o final do mês eu possa, senão todos, já fazer uma levada”, afirmou.

Jerônimo disse que pretende reunir o secretariado para identificar formalmente quais auxiliares pretendem disputar cargos eletivos. “Para todos aqueles que se manifestaram, vou fazer reunião com o secretariado e já vou querer saber quem são os candidatos”, declarou.

De acordo com o governador, as mudanças já começaram no fim de 2025, quando dois secretários deixaram o governo para se dedicar às articulações eleitorais. “No final do ano passado, já trocamos dois, dois já pediram para sair por conta do meu sinal de que ele tem que se dedicar à campanha”, disse.

Ele explicou que a expectativa é realizar uma nova rodada de substituições ainda neste mês, mas não descartou ajustes adicionais após o Carnaval. “Até agora o final do mês, mais outra levada, e se ficar algum até o carnaval a gente pode fechar da restante, mas estou conversando isso com os partidos”, afirmou.

Questionado sobre a data da reunião com o secretariado, Jerônimo indicou que o calendário de compromissos oficiais pode adiar o encontro. “Acho que esta semana tem Lavagem do Bonfim, já inviabiliza. Amanhã não dá tempo. Imaginei que pudesse ser sexta ou sábado, mas eu estou vendo como é que vai ser, por conta da pegada do Bonfim”, disse.

As declarações foram dadas durante agenda do governador em Salvador, na certificação de profissionais do Projeto Condução Decente, voltado a mototaxistas e motofretistas.

andre
Jornalista com experiência nas editorias de esporte e política, com passagens pela Premier League Brasil, Varela Net e Prefeitura Municipal de Laje. Apaixonado por esportes e música.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade