O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), condenou nesta sexta-feira os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e afirmou que segue o posicionamento do governo federal contrário à ofensiva. A manifestação foi feita por meio das redes sociais, onde o petista classificou a ação como uma agressão grave a um país latino-americano e defendeu a solução de conflitos pela via diplomática.
Jerônimo disse estar alinhado à posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se pronunciou publicamente contra os ataques. “Hoje, mais um país latino-americano sofreu grave agressão de uma potência estrangeira. Alinho-me ao posicionamento do governo brasileiro, que, por meio do presidente Lula, manifestou sua oposição firme em relação ao ocorrido”, escreveu o governador.
Além do chefe do Executivo estadual, secretários do governo baiano também se manifestaram em repúdio à ação militar. O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, e o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, usaram as redes sociais para condenar os ataques e defender o respeito à soberania venezuelana e ao direito internacional.
Na mesma publicação, Jerônimo afirmou que o governo da Bahia atua para levantar a situação de cidadãos baianos que estão na Venezuela. Segundo ele, há articulação com a Embaixada do Brasil no país e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para garantir assistência aos brasileiros.
“O Governo da Bahia está atuando para identificar a situação dos baianos que se encontram na Venezuela e agindo para que suas necessidades sejam atendidas pela Embaixada do Brasil naquele país, em conjunto com as dos demais brasileiros”, afirmou.
O governador reforçou ainda o compromisso de sua gestão com a defesa do diálogo e da convivência pacífica entre as nações. “Seguimos firmes no compromisso contra a violência e a favor da defesa do diálogo e da convivência pacífica entre os países”, concluiu.
