Salvador, 12/01/2026 16:57

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Interior da Bahia

Jerônimo anuncia que terreno foi desapropriado em Santo Amaro da Purificação para construção de um campus da UFRB

Jerônimo Rodrigues
Foto: Thuane Maria/GOVBA
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Nesta quarta-feira (22), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que o governo estadual desapropriou um terreno em Santo Amaro da Purificação para viabilizar a construção de um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no município. 

A declaração foi dada à imprensa após a cerimônia de lançamento da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A medida atende a um compromisso assumido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a comunidade local. “O presidente Lula se comprometeu com Dona Canô, que queria ter uma universidade em Santo Amaro da UFRB”, explicou o governador, referindo-se à mãe do cantor Caetano Veloso e da cantora Maria Bethânia, falecida em 2012 e que era uma das defensoras da educação superior na cidade.

Jerônimo explicou que o campus da UFRB em Santo Amaro já funciona, mas em condições precárias. “Não é uma nova universidade, já existe. Inclusive, ela já funciona. Só que em estrutura precária, não é da própria UFRB”, afirmou. A situação se agravou quando a prefeitura retomou um terreno que havia sido cedido anteriormente, após o descumprimento de prazos.

“Tinha um terreno, mas por conta de não ter cumprido o prazo da prefeitura, esse prefeito agora retomou o terreno. O governo do Estado desapropriou um terreno, entendendo que a gente não pode perder nenhuma universidade”, declarou o governador.

O terreno desapropriado será oferecido ao Ministério da Educação (MEC) para que o governo federal construa a infraestrutura necessária. A UFRB possui campi em Cachoeira, Feira de Santana e Cruz das Almas, e Santo Amaro será o quarto polo da instituição.

Além disso, Jerônimo informou que conversou pela manhã com a reitora da UFRB, Georgina Gonçalves dos Santos, sobre o andamento do projeto. “Eu falei com a reitora, a magnífica reitora Gina, para que eu não sabia se já estava pronto o projeto. Por conta da mudança do terreno, teve que se adaptar o projeto. Ela me disse que dentro de um máximo de 10, 15 dias terá o projeto”, disse.

O governador também anunciou que buscará apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, para garantir os recursos necessários. “Eu vou me recorrer ao Camilo para ver se os recursos estão prontos. Porque a expectativa nossa é a licitação”, afirmou.

O governador se comprometeu a apoiar a expansão da infraestrutura das universidades federais no estado. “O que eu puder fazer enquanto governador, para ajudar que as universidades federais possam ter sua sede própria, seus laboratórios, eu vou fazer”, finalizou.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade