O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), expressou preocupação a respeito das fortes chuvas que atingiram o estado desde a última semana. Casos críticos foram identificados em municípios como Maiquinique e Jaguaquara, onde há desabrigados e desalojados. Além disso, regiões como Itabuna, Itaju e Curaçá enfrentam problemas com comunidades ilhadas devido ao aumento do volume de água nos rios, como o Rio Colônia.
Durante o lançamento da terceira etapa do Programa Construir para Educar, nesta segunda-feira (13), no Colégio Estadual Renan Baleeiro, no bairro de Águas Claras, em Salvador, Jerônimo destacou os esforços do governo estadual para mitigar os impactos das chuvas, que causaram alagamentos, desabrigados e desalojados.
“Por um lado, meu coração está preocupado. Desde quinta-feira, em alguns municípios, já choveu torrencialmente e ficamos em alerta”, afirmou o governador. Ele pediu que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, rede estadual de saúde e infraestrutura foram mobilizadas para atuar nas áreas mais afetadas.
Apesar da intensidade das chuvas, Rodrigues enfatizou que, até o momento, não houve registro de mortes no estado. “Graças a Deus, não tivemos nenhuma morte e haveremos de não ter. Mas temos pontos ainda graves, como em Maiquinique, que estão em estado de emergência.”
O governador destacou as medidas tomadas para apoiar as comunidades atingidas. Entre eles estão a distribuição de materiais de limpeza, colchões, cestas básicas e água potável, além do auxílio às prefeituras para o pagamento de aluguel às famílias que precisaram deixar suas casas.
Jerônimo exige o monitoramento constante das barragens, como a do Rio Colônia, que já está vendo água com grande volume de baronesas. “Estamos fazendo o cerco porque há muita chuva. Ontem, reunimos toda a equipe da Defesa Civil, Bombeiros e secretarias envolvidas para coordenar as ações”, disse ele.
O governador também ressaltou o diálogo com o governo federal. Ele informou ter conversado com o ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. “Passei o recado para o presidente Lula de que está sob controle, mas estamos alerta.”
Além disso, o governador ainda lamentou as mortes registradas no estado vizinho de Sergipe, onde três pessoas perderam a vida em decorrência das chuvas. “Estamos acompanhando a situação na Bahia com muita atenção para evitar perdas humanas.”

