Presente no lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), no Parque de Exposições de Salvador, o senador Jaques Wagner (PT) criticou Jair Bolsonaro (PL) e seu entorno político. Segundo Wagner, ex-presidente estaria incentivando ações no exterior contra o Brasil com o objetivo de pressionar por sua própria defesa e de familiares investigados.
“A gente vê deputado brasileiro indo à Câmara dos Deputados dos Estados Unidos falar mal do Brasil, pedindo para enfraquecer nosso país lá fora, só porque querem livrar o pai da Justiça. Isso é uma vergonha!”, disse Wagner, referindo-se indiretamente ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, que tem se articulado com parlamentares americanos na tentativa de deslegitimar o processo judicial enfrentado por seu pai no Brasil.
Na ocasião, o senador lembrou ainda que o presidente Lula, mesmo quando esteve preso, nunca negociou sua liberdade à custa da própria dignidade. “Lula ficou preso, usaram tornozeleira, tentaram quebrar ele, mas ele disse: ‘não troco a minha dignidade pela minha liberdade’. Saiu com a cabeça erguida — e voltou presidente da República”, pontuou.
Para Wagner, a tentativa de desmoralizar o Brasil no cenário internacional em benefício próprio compromete não apenas a imagem do país, mas também sua soberania política e comercial. “Essa rebaixação do Brasil lá fora não tem nada a ver com comércio, com economia. É uma tentativa desesperada de salvar a própria pele. Isso não é papel de deputado federal, nem de ex-presidente da República. É vergonhoso”, disparou.
O senador completou: “Nós precisamos entender o cenário do Brasil. E precisamos estar atentos a quem joga contra o país por conveniência pessoal. Esse tipo de atitude precisa ser denunciado”.

