A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), destacou a importância simbólica e institucional da cerimônia de celebração dos 100 anos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), realizada nesta terça-feira (29), em Salvador,
“Foi um ato muito bonito, de profunda reflexão. Cem anos cuidando da saúde, cuidando de quem mais precisa. E a gente vê os avanços: o hospital de cuidados paliativos, as policlínicas, os Unacons… São conquistas concretas que mostram como temos avançado”, afirmou Ivana em conversa com a imprensa.
Na oportunidade, a parlamentar exaltou a condução da pasta pela secretária Roberta Santana, a quem atribuiu uma gestão de excelência à frente da Sesab. “Parabenizo a secretária Roberta Santana, os servidores da saúde e todos que fizeram parte dessa história. Hoje celebramos um legado, mas também planejamos os próximos 100 anos”, completou.
Ivana ainda fez menção especial ao Sistema Único de Saúde (SUS), ressaltando sua importância para o atendimento à população baiana e brasileira: “Vida longa à Sesab e ao SUS!”
Segundo semestre na ALBA
Ivana Bastos revelou que os trabalhos da Assembleia Legislativa serão retomados já na próxima semana, com sessões previstas para segunda e terça-feira. “Nós vamos iniciar a pauta com projetos dos deputados. A expectativa é de um semestre de muito trabalho e participação ativa da população na Casa do Povo”, disse.
Apesar do cenário pré-eleitoral, Ivana acredita que o envolvimento dos parlamentares nas comissões permanentes e nos debates em plenário será mantido. “Ainda não é o ano da eleição. Acredito que teremos participação efetiva dos deputados neste semestre. As discussões que faremos nas comissões vão repercutir politicamente, sim, mas com foco nos problemas reais que a Bahia enfrenta. E, mais importante, vamos buscar soluções”, afirmou.
Por fim, ela reconheceu que o próximo ano será desafiador, com uma agenda legislativa mais apertada devido à disputa eleitoral. “A Bahia é muito grande, são 417 municípios, com extensão territorial enorme. Mas acredito que até o final deste ano faremos um balanço muito positivo dos trabalhos legislativos. Temos muito a entregar à população baiana.”

