Em meio às tensões políticas e ideológicas que marcaram o retorno dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), presidente da Casa, defendeu, nesta terça-feira (5), mais respeito nas relações entre os parlamentares.
A declaração aconteceu após as críticas feitas pelo deputado Diego Castro (PL) à deputada Olívia Santana (PCdoB) durante sessão plenária. “Olha, aqui nós somos a casa das contradições. A gente precisa respeitar os ideais de cada um, a opinião de cada um, desde que não haja desrespeito. Cada um tem a sua posição política, e a casa é isso”, afirmou Ivana Bastos à imprensa.
Na ocasião, a parlamentar reconheceu que o clima na volta do recesso pode ter contribuído para o acirramento das discussões no plenário. “Acho que estavam com saudade do Parlamento. Depois de 30 dias de recesso, os parlamentares foram à tribuna e teve alguns que, eu acho, se emocionaram mais e acabaram falando mais do que deviam”, disse.
Além disso, Ivana reforçou a necessidade de harmonia no ambiente legislativo, lembrando que os deputados convivem juntos por boa parte do ano e têm a responsabilidade de responder às demandas da sociedade baiana.
“Somos 63 deputados. A gente passa mais tempo aqui do que com a família, então precisa conviver com harmonia, precisa conviver bem aqui. E é essa a nossa proposta: que a gente tenha uma casa com trabalho, uma casa onde possamos trazer os problemas da sociedade que a sociedade espera da política para dentro da ALBA”, ressaltou.
Por fim, a presidente da assembleia fez um apelo para que o segundo semestre seja marcado por produtividade. “A intenção nossa é essa, o chamamento para que a gente tenha um segundo semestre de muito trabalho, de muito movimento nessa casa, de muita resposta à sociedade”, completou.

