O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado (4) uma nota oficial comentando o plano de paz para a Faixa de Gaza, anunciado pelos Estados Unidos no último dia 29. A manifestação ocorre após o Hamas sinalizar apoio parcial à proposta.
O governo brasileiro afirmou que “acompanha com atenção” as discussões e reconheceu os esforços internacionais para encerrar o conflito. Segundo a nota, o Brasil espera que, se aceito e implementado, o plano leve à cessação permanente dos ataques israelenses, à libertação dos reféns, à entrada desimpedida de ajuda humanitária e ao início da reconstrução de Gaza, sob controle palestino.
O Itamaraty também reforçou a posição histórica do Brasil em favor da solução de dois Estados, com a criação de um Estado da Palestina independente, com base nas fronteiras de 1967 e Jerusalém Oriental como capital.
Por fim, o governo ressaltou que qualquer força internacional de estabilização na região deverá ter mandato claro e ser aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU.
