Salvador, 13/01/2026 08:09

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Ireuda Silva destaca urgência de políticas públicas contra discriminação e violência racial no Brasil

WhatsApp Image 2024-11-11 at 10.15.18 (1)
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

A vereadora de Salvador, presidente da Comissão para a Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, Ireuda Silva (Republicanos), comentou os recentes dados de discriminação e violência racial no Brasil, destacando a urgência de políticas públicas inclusivas e de proteção para a população negra.

Segundo a pesquisa Brand Inclusion Index 2024, realizada pela Kantar Insights, 61% dos brasileiros pretos e pardos relataram ter sofrido algum tipo de discriminação no último ano. O levantamento aponta o ambiente de trabalho como um dos mais propensos a esse tipo de agressão (31%), seguido por locais públicos (26%) e situações de consumo (24%).

“A discriminação que ocorre no local de trabalho não só desumaniza como também limita oportunidades, especialmente para a população negra, que já enfrenta desigualdades históricas e estruturais no mercado. São situações que ampliam a vulnerabilidade dessas pessoas, enfraquecendo a possibilidade de ascensão social e econômica”, afirmou Ireuda Silva.

Ela destacou que é urgente reforçar leis de proteção no ambiente corporativo, “onde muitos enfrentam barreiras invisíveis, mas profundamente enraizadas, que comprometem a diversidade e a inclusão de maneira prática”.

Além disso, um estudo publicado nesta quinta-feira pela Rede de Observatórios da Segurança traz dados alarmantes sobre a violência policial no país: em 2023, 4.025 pessoas foram mortas por policiais, sendo que, nos casos com identificação de raça, 87,8% das vítimas eram negras.

“Esses números são devastadores e refletem um padrão de violência que atinge de forma desproporcional os negros no Brasil. A segurança pública deve proteger, não ser uma fonte de temor, e isso só é possível com uma reestruturação profunda das práticas policiais e com políticas de treinamento e conscientização”, destacou a vereadora.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade