Ministro da Casa Civil, Rui Costa disse que a suspensão de vistos de autoridades brasileiras por parte do governo dos Estados Unidos, entre eles, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, é “inadmissível” e “inacreditável”. O gestor abordou o assunto nesta segunda-feira (21), durante agenda em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
“É algo impensável. Ninguém de sã consciência poderia imaginar que, em pleno século XXI, a principal potência mundial emitisse um documento oficial mencionando o comércio popular da 25 de Março ou o PIX como ameaça. E agora, a suspensão de visto de um ministro da Suprema Corte brasileira? Isso é inadmissível. Imaginem se o Brasil resolvesse interferir em decisões da Suprema Corte americana?”, indagou Rui.
Tomada após declarações polêmicas e tensões diplomáticas envolvendo autoridades brasileiras, a medida dos EUA tem gerado forte repercussão entre lideranças do governo Lula.
Rui Costa destacou que se trata de uma afronta à soberania e à institucionalidade do Brasil. “Não dá para compreender uma atitude dessas no mundo moderno. É um desrespeito não só ao Brasil, mas à democracia e às relações diplomáticas internacionais”, finalizou.

