Salvador, 12/01/2026 21:39

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Geral

Imprensa chinesa descarta visita de Rui Costa e Gabriel Galípolo ao país

IMG-20241021-WA02051
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

A comitiva do governo brasileira desembarcou na semana passada na China e ganhou destaque na imprensa chinesa. A informação é da CNN Brasil.

De acordo com a publicação, a mídia chinesa exibiu uma foto de uma reunião entre o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, e o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, com autoridades chinesas.

A imprensa chinesa chama a atenção para a reunião ocorrida em 17 de outubro na Associação do Povo Chinês para Amizade com Estrangeiros Países, presidida por Yang Wanming, que foi embaixador da China no Brasil. Além dele, participaram da reunião Shen Xin, vice-presidente da nossa Associação, Sun Tao, vice-diretor do Departamento de Assuntos Americanos e Oceanianos, e Qu Yuhui, vice-diretor do Departamento Latino-Americano do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo a imprensa chinesa, Wabming “agradeceu a todos os amigos brasileiros pelo apoio durante seu mandato como Embaixador da China no Brasil e disse que diante da complexa situação do mundo de hoje, a China e o Brasil, como os maiores países em desenvolvimento e importantes países de mercado emergente no Hemisférios Oriental e Ocidental, trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns é de grande importância”.

“A China está disposta a trabalhar com o Paquistão para defender as suas belas tradições, fortalecer a confiança na cooperação, mobilizar plenamente as forças locais, empresariais e não-governamentais dos dois países e criar conjuntamente os próximos ‘50 anos dourados’ das relações China-Paquistão”, acrescentou Wabming.

Ainda na reunião, Rui Costa  disse que o presidente Lula e os demais integrantes do governo brasileiro desejam que os dois países “alcancem benefícios mútuos e resultados ganha-ganha através da cooperação prática em vários campos” e que “a amizade entre povos é a base para a unidade, a cooperação e o progresso entre a China e o Brasil”.

Além de Rui Costa, Amotim e Galípolo, participaram da comitiva a presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff; o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Melo; o Diretor Financeiro e de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Alexandre Correa Abreu, e o Superintendente da Área de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Felipe Borim Villen.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade