Salvador, 27/11/2025 17:10

Salvador

Hilton Coelho comenta afastamento de Adolfo Menezes da presidência da AL-BA

hilton-coelho-julianaandrade-age
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow
publicidade
728-X-901

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) se manifestou sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A medida ocorre após questionamentos sobre a legalidade da candidatura de Menezes à reeleição.

Hilton Coelho destacou que a decisão do STF reforça a necessidade de respeito às normas legais no processo eleitoral da Casa. “Se aprovam leis, não se pode ter um trajeto fora da legalidade. Era isso que estava acontecendo aqui. Nós tivemos um processo eleitoral com o candidato que não estava apto a ser candidato e o STF não deixou dúvida de que essa é a interpretação correta que foi a que a gente apresentou na questão de ordem no dia da eleição”, afirmou o parlamentar.

O deputado lembrou que tentou barrar a candidatura de Menezes por meio de questionamentos na Comissão da AL-BA e na Justiça estadual, mas sem sucesso. “Nós demos a oportunidade da própria Comissão de dizer que a candidatura estava impugnada. Demos a segunda oportunidade da Justiça Baiana fazer isso. Infelizmente nós não conseguimos também a liminar. A nossa liminar não foi aprovada pelo TJ da Bahia. Mas o STF teve uma posição muito firme e célebre nesse sentido”, disse.

Hilton ressaltou a importância da decisão para o futuro das eleições na Assembleia Legislativa baiana. “Porque não aprovou apenas o conteúdo em caráter liminar, isso é um fato. Mas determinando o imediato afastamento do deputado Adolfo Menezes. Mas fez isso de maneira bastante célebre. Então para nós é um recado muito importante. Evidente de que a legalidade está marcando o nosso posicionamento político e é o que vai vigorar. A partir de agora, ao nosso ver, a Bahia tem uma vitória de dizer: a partir desse momento, nenhum candidato a presidente, ou candidata, vai pensar numa segunda reeleição que tem essa inviável política e legalmente”, concluiu.

Com o afastamento de Adolfo Menezes, a presidência da AL-BA é ocupada interinamente por Ivana Bastos.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade