Salvador, 13/01/2026 01:16

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Henrique Carballal destaca importância da instalação da primeira fábrica de vidro solar fora da China: “Profunda alegria”

IMG-20250609-WA0049
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Em evento realizado nesta segunda-feira (9) na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, falou sobre a importância da instalação da primeira fábrica de vidro solar fora da China, no município de Belmonte, sul do estado.

Fruto do projeto “Brasil Transparente”, da empresa Homerun Brasil em parceria com a CBPM, a iniciativa representa um investimento de R$ 1,8 bilhão. O empreendimento vai utilizar sílica de altíssima pureza extraída em Belmonte para a produção de painéis fotovoltaicos de alta performance.

Carballal classificou o momento como “um dia de profunda alegria para nós, baianos como um todo” e destacou a quebra de um ciclo histórico de exportação de matéria-prima sem valor agregado.

“A lógica que o Brasil teve sempre foi de exportar commodities. Retirávamos a riqueza daqui enquanto matéria-prima. Hoje, mudamos essa lógica. Vamos verticalizar a produção e gerar riqueza onde ela nasce. Isso é um divisor de águas”, afirmou o gestor em conversa com a imprensa.

A fábrica de vidro solar é inédita no mundo fora do território chinês, de acordo com o presidente da CBPM. “Hoje, vidro solar só é fabricado na China. Agora não tem nos Estados Unidos, nem na Europa, nem na África. Só tinha na China – e agora terá no Brasil, na Bahia, em Belmonte. Isso coloca o estado em um novo patamar global”, disse.

Na oportunidade, Carballal fez questão de agradecer o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do prefeito de Belmonte, lêdo Elias, pela articulação e comprometimento com o projeto. Ele também enfatizou a importância de preparar o setor produtivo baiano para aproveitar a cadeia de oportunidades que surgirá com a instalação da fábrica.

“Estamos falando de uma cadeia produtiva imensa: caminhões, tratores, fardamento, alimentação, segurança… A Bahia precisa estar pronta. Mesmo que não seja função direta da CBPM, estamos aqui, em parceria com a FIEB, para construir um caminho que fortaleça o empresariado baiano.”

O projeto da Homerun Brasil será implantado no distrito de Santa Maria Eterna, onde está localizada uma das jazidas de areia silicosa mais puras do mundo. Com tecnologia de ponta, a fábrica integrará todas as etapas da produção de vidro solar, reduzindo drasticamente a dependência de importações.”

A silica baiana será transformada em um vidro que pode gerar até o dobro da energia das placas solares convencionais. Isso é soberania energética e tecnológica”, afirmou Antonio Vitor, diretor- presidente da Homerun Brasil.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade