Salvador, 13/01/2026 00:56

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Henrique Carballal alinha lançamento de portal digital e discute mineração responsável com Inema

Carballal
Foto: Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, participou nesta semana de reuniões estratégicas para avançar na modernização do setor mineral baiano e na promoção de práticas sustentáveis na atividade garimpeira no estado.

Na terça-feira (21), Carballal se reuniu com o diretor-executivo da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), José Rebouças, para alinhar os últimos detalhes do lançamento do portal Minera Bahia. O encontro contou com a participação do diretor administrativo e financeiro da CBPM, Luís Otávio Borges, da chefe de Gabinete, Lorena Fraga, e do chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTIN), Marcos Pacheco.

O Minera Bahia é uma plataforma digital desenvolvida pela CBPM para disponibilizar informações, dados e conteúdos sobre o setor mineral da Bahia. Segundo a companhia, a ferramenta tem como objetivo facilitar o acesso à pesquisa mineral, promover a transparência e fortalecer a relação da mineração com a sociedade. “Mais um passo da CBPM rumo à inovação e à modernização da mineração na Bahia”, destacou Carballal em publicação nas redes sociais.

No dia seguinte, quarta-feira (22), o presidente da CBPM e Lorena Fraga se reuniram com o diretor-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Eduardo Topázio, e com o coordenador de Mineração do órgão, Leopoldo Freire. O encontro tratou do alinhamento de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento mineral responsável no estado.

Durante a reunião com o Inema, também foram abordadas as iniciativas do Projeto Garimpo Legal, desenvolvido pela CBPM para promover a qualificação técnica e a formalização da atividade garimpeira na Bahia. O programa busca garantir segurança jurídica, boas práticas ambientais e geração de renda para os garimpeiros baianos.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade