O Ministério da Previdência Social irá avaliar em um teste de 90 dias a procura e a viabilidade de aumentar o valor que os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem receber antecipadamente.
A antecipação anunciada, essa semana, prevê um valor de até R$ 150 dos benefícios recebidos por aposentados e pensionistas, além dos beneficiários de outros auxílios permanentes pagos pelo INSS como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O objetivo é que esse valor possa suprir necessidades do dia a dia como remédios, comida, gás de cozinha e transporte e evitar que os aposentados peguem empréstimos para pagar pequenas despesas. A devolução acontece no mês seguinte com desconto em folha, sem juros, correção ou qualquer outra taxa.
A antecipação salarial deve ser realizada com instituição financeira com no mínimo 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha celebrado convênio e/ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para esse fim.
Além disso, o benefício pode ser antecipado mediante utilização de cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal, contratado junto à instituição financeira devidamente credenciada.

