O vereador George Reis (PP) manifestou o seu apoio ao Projeto de Lei 1520/25 aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que prevê auxílio financeiro e psicossocial para mães ou responsáveis legais de crianças e adolescentes com deficiência severa ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o vereador, essa medida representa justiça social para mulheres que dedicam a vida ao cuidado integral dos filhos, muitas vezes sem qualquer suporte do Estado. “Essas mães abrem mão da vida profissional, dos estudos e da própria saúde para cuidar 24 horas por dia dos seus filhos. O que está em jogo aqui não é privilégio, é reparação. É dignidade”, destacou George Reis.
A proposta reconhece o trabalho executado pelas mães e a sobrecarga emocional, física e financeira enfrentada pelas mães e responsáveis legais atípicos. “Busca oferecer um suporte mínimo, mas fundamental, para aliviar a realidade enfrentada por diversas mães”, reiterou o vereador, acrescentando que articula ações e políticas públicas para mães atípicas e pessoas com deficiência na capital baiana, a exemplo de expandir o diálogo diretamente com as famílias na busca por soluções concretas dentro do município.
“O Estado precisa assumir sua responsabilidade e, aprovar essa proposta é cuidar de quem cuida e construir um Brasil mais justo e humano”, afirmou Gordinho da Favela.
Gordinho reforça que seguirá acompanhando a tramitação do projeto e pressionando para que a matéria avance no Congresso. Para o vereador, essa é uma pauta de compromisso com a vida e com a equidade.

