A vice-prefeita e secretária de Cultura de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), celebrou nesta terça-feira (28), o sucesso do Circuito Mulheres Negras em Movimento, que encerrou sua programação nesse domingo (27), lotando a Praça Maria Felipa, no Comércio. A iniciativa reuniu manifestações culturais, artísticas, religiosas e políticas com foco no protagonismo da mulher negra na capital baiana.
“Foi um movimento lindo, porque ele foi orgânico, algo que nunca existiu nessa cidade. Pela primeira vez, o circuito aconteceu de forma integrada, com poder público, sociedade civil, academia e diferentes manifestações culturais e religiosas juntas”, destacou Ana Paula.
Ela relembrou que esteve presente durante todo o evento, que começou com roda de capoeira feminina, café com as baianas, bicicletaço, encontro dos tambores com a banda Mulherada e atrações diversas.
“Os turistas se encantavam, participavam, tiravam fotos. Um ônibus que ia para Morro de São Paulo teve dificuldade para seguir viagem, porque as pessoas queriam ficar”, contou.
Segundo a vice-prefeita, o circuito nasceu de uma série de provocações como a da artista Larissa Luz e da organização Fundagbara – e cresceu com o apoio de diversas secretarias municipais.
“A cidade está dizendo: é o novo Novembro Negro. E a nossa responsabilidade agora é trabalhar o ano inteiro. O Festival Salvador Capital Afro será construído pela força do povo e do coletivo”, concluiu.
