Salvador sedia nesta quarta-feira (19) a quinta edição do evento Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado, um dos principais encontros de debate, atualização técnica e articulação comercial do setor de base florestal no Brasil. A iniciativa é promovida pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o Sebrae Mato Grosso.
A programação começou na terça-feira (18) com a Rodada de Negócios, que reuniu empresários, industriais e fornecedores. O objetivo é aproximar produtores e compradores, fortalecer conexões e ampliar oportunidades comerciais, destacando o mercado baiano, um dos maiores consumidores de madeira do país.
No dia 19, o Madeira Sustentável reúne especialistas, lideranças do setor, arquitetos, engenheiros e representantes da construção civil para painéis sobre sustentabilidade, ciência e inovação técnica aplicada à madeira.
Para o presidente do FNBF, Frank Almeida, o evento é uma oportunidade de qualificar o debate sobre o uso da madeira nativa. “A sociedade precisa compreender que, quando a madeira é manejada de forma sustentável, a floresta ganha valor econômico e se mantém viva. Nosso desafio é compartilhar informações claras, combater preconceitos e mostrar que a madeira nativa brasileira pode ser protagonista em um modelo de desenvolvimento que une conservação e geração de renda”, afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Estado da Bahia (Sindiscam), Jaime Lorenzo, reforçou a importância do evento para desfazer mitos sobre o setor.
“Por muito tempo, o consumo de madeira foi associado equivocadamente ao desmatamento. O Madeira Sustentável será um espaço fundamental para esclarecer esses conceitos e mostrar que a madeira nativa, quando proveniente do manejo florestal sustentável, é o único material renovável capaz de manter a floresta em pé”, disse.
O presidente do Cipem, Ednei Blasius, destacou o papel do evento em aproximar produtores e mercado consumidor. “O Brasil possui uma legislação ambiental rigorosa e o manejo sustentável prova que é possível produzir mantendo a floresta em pé. O Madeira Sustentável aproxima o setor produtivo de profissionais da construção civil, aumentando a confiança no uso da madeira”, afirmou.
Serviço
5ª edição do Madeira Sustentável: O Futuro do Mercado
18/11: Rodada de Negócios
19/11: Painéis e debates
Local: Auditório da Fieb, Salvador (BA)
Inscrições gratuitas no Sympla

