O presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Júnior, afirmou que o partido tem interesse em participar do governo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e destacou o papel do secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, como um dos principais articuladores políticos da gestão. As declarações foram feitas em entrevista à Rádio Sociedade, nesta segunda-feira (12).
Durante a conversa, Félix elogiou a postura de Loyola nas negociações políticas, ressaltando a credibilidade e a disponibilidade do secretário para o diálogo com diferentes forças partidárias. Segundo ele, o fortalecimento de Adolpho Loyola no governo se deve, principalmente, ao fato de cumprir os compromissos assumidos nas conversas políticas.
“Ele tem palavra. Sempre está disponível para conversar, e o que é tratado com ele, pode demorar um pouco mais ou menos, mas acontece. E quando não acontece, não é por falta de vontade dele”, afirmou o dirigente pedetista, acrescentando que o secretário “briga para manter” os acordos firmados.
Félix Mendonça Júnior explicou ainda que a aproximação do PDT com o governo estadual ocorreu após decisão interna da maioria do partido. De acordo com ele, a legenda procurou o governador sem impor condições ou fazer exigências prévias.
“O PDT quer participar do governo Jerônimo Rodrigues. Nós não impusemos nada. Fomos ao governador após decisão da maioria do partido, sem exigir cargos ou espaços”, disse.
Segundo o presidente estadual do PDT, a sinalização positiva partiu do próprio governador, que teria feito uma oferta ao partido. As conversas seguem em andamento e a definição sobre a participação da sigla na gestão estadual deve ocorrer ainda neste mês de janeiro.
“O governador ofertou e vamos aceitar, claro. Ainda não sabemos exatamente o que será, estamos discutindo, mas isso deve se resolver agora, neste mês”, concluiu.
