Salvador, 14/01/2026 12:47

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Região Metropolitana

Fafen inicia operação e reforça papel estratégico de Camaçari na indústria nacional

fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O ano de 2026 marca um novo momento para o Polo Industrial de Camaçari com o início da operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia (Fafen-BA). Após a conclusão da manutenção, em dezembro de 2025, a unidade encontra-se em fase final de comissionamento de partida, com previsão de iniciar a produção de ureia até o fim de janeiro, consolidando a retomada das atividades no município.

A reativação da planta integra o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), iniciativa estratégica do governo federal, conduzida pela Petrobras, que busca ampliar a produção brasileira de fertilizantes agrícolas, reduzir a dependência externa e fortalecer a soberania produtiva nacional. Esse avanço também é fruto da atuação integrada entre os governos municipal, estadual e federal demonstrando o alinhamento institucional em torno do fortalecimento da indústria, da geração de empregos e da ampliação da capacidade produtiva nacional.

Com investimento inicial de R$ 38 milhões, a planta de Camaçari passa a produzir amônia, ureia e ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), produtos estratégicos para o agronegócio, para diferentes segmentos industriais e para a preservação ambiental. A capacidade produtiva estimada é de 1.300 toneladas de ureia por dia, o equivalente a cerca de 5% do mercado nacional, reforçando a relevância da unidade no cenário brasileiro.

A operação da Fafen-BA contempla ainda os Terminais Marítimos de Amônia e Ureia no Porto de Aratu, no município de Candeias, fortalecendo a logística regional e a integração entre os polos industrial e portuário. Somada à retomada da planta de Sergipe, a produção de nitrogenados contribui para recuperar a capacidade nacional de insumos estratégicos, reduzindo a dependência de importações e ampliando a segurança produtiva do país.

A retomada das atividades nas duas unidades da Fafen já reflete positivamente no mercado de trabalho, com a geração de aproximadamente 1.350 empregos diretos e 4.050 indiretos, impactando a economia local e regional. Para Camaçari, o início da operação reafirma o município como um dos principais polos industriais do país.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade