Durante visita técnica às obras da nova rodoviária de Salvador, nesta quinta-feira (24), o secretário estadual da Casa Civil, Afonso Florence, esclareceu que a ampliação do Metro para o Campo Grande, o chamado Trecho 4, dependerá, antes de tudo, da realização de estudos de viabilidade econômica e financeira.
Florence explicou que, embora esse novo trecho já tenha passado por etapas de análise técnica, a natureza do sistema de transporte, operado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), exige cuidados redobrados, especialmente diante de contextos como os impactos provocados pela pandemia de covid-19, que atualmente estão sendo objeto de arbitragem entre as partes envolvidas.
O secretário destacou ainda que tanto a expansão do metrô quanto o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram concebidos integralmente durante a atual gestão estadual. Ele pontuou que as iniciativas foram apresentadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, por meio do qual o estado já assegurou os recursos necessários. No entanto, a fase atual ainda depende da liberação de alvarás e autorizações por parte da Caixa Econômica Federal para que o processo de licitação possa ser iniciado.
Além do trecho entre a Lapa e o Campo Grande, o governo da Bahia avalia novos traçados que poderão compor futuras fases tanto do metrô quanto do VLT. De acordo com Florence, esses estudos estão em andamento e devem ser divulgados em breve, com a previsão de anúncios significativos por parte do governador Jerônimo Rodrigues.

