O ex-vereador de Paulo Afonso, Daniel Luiz da Silva, afirmou que foi o responsável por denunciar, em março de 2024, o esquema de fraude envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A denúncia foi formalizada na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana, quando ele solicitou a apuração das irregularidades.
Segundo Daniel Luiz, as irregularidades envolvem a atuação de empresas que operam por meio de sistemas de débito automático em instituições financeiras. Ele explicou que, em caso de questionamentos, os bancos geralmente apenas repassam relatórios e direcionam os beneficiários para resolver os problemas diretamente com as entidades. Na denúncia apresentada, o ex-vereador também alertou que “diversas ONGs privadas se autodenominam associações que prestam serviços aos aposentados e, sem autorização, obtêm cadastro no INSS e efetuam descontos indevidos em seus holerites”.
Após as investigações ganharem repercussão nacional, Daniel Luiz destacou a importância da iniciativa que partiu da Bahia. Ao comentar o avanço da operação da Polícia Federal em diversos estados, ele afirmou que “a denúncia do esquema começou aqui” e comemorou as ações realizadas no Nordeste, em São Paulo e em Brasília.

