O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), comentou, nesta quinta-feira (7), sobre os efeitos do “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em cima dos produtos brasileiros.
O gestor destacou a exportação de manga, uma das principais atividades econômicas do município do norte da Bahia. Segundo Andrei, a Frente Nacional dos Prefeitos tem articulado junto ao governo federal ações emergenciais para mitigar os prejuízos do aumento das tarifas sobre produtos exportados.
“Ontem tivemos uma reunião com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. O governo federal já tem algumas ações que logo, logo devem ser anunciadas. Estamos cuidando de Juazeiro, da nossa exportação e dos nossos produtores”, disse o prefeito.
O chefe do Executivo municipal seguiu: “Temos uma infeliz coincidência de que o nosso calendário de exportação para os Estados Unidos bate com o tarifaço. Não podemos perder. Além do prejuízo econômico, corremos o risco de um problema sanitário, como a proliferação da mosca-da-fruta, que pode comprometer futuras exportações”.
Andrei Gonçalves afirmou que há um esforço para garantir um período de transição, e destacou que os lotes de manga que chegarem aos Estados Unidos até o dia 5 de outubro estarão isentos da nova tarifação. “Temos aí alguns dias de fôlego para exportar e mandar nossa mercadoria. É o momento de mobilização e agilidade”, finalizou.

