A trajetória política e o legado de Everaldo Anunciação, vice-presidente nacional do PT falecido em agosto deste ano, serão revisitados nesta sexta-feira (12) durante a exibição de sua entrevista ao projeto Memória da Militância, da Fundação Perseu Abramo. A sessão especial acontece às 19h, na Sala de Cinema Walter da Silveira, com entrada gratuita e aberta ao público, limitada à lotação do espaço.
O evento marca uma homenagem ao dirigente petista, que acumulou décadas de atuação no partido e no movimento social. “Everaldo deixou um legado de luta e compromisso. Foi um dirigente que nos inspira e cuja caminhada é parte viva da memória do nosso partido, no Brasil e na Bahia, onde foi presidente estadual por duas gestões e deixou uma enorme contribuição”, destacou o presidente do PT Bahia, Tássio Brito.
Para Elen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo, a exibição representa a oportunidade de revisitar a história política de Everaldo. “Vamos acompanhar na íntegra um registro sensível de sua trajetória no PT, de sua dedicação à luta popular e do legado que construiu com tanto compromisso e generosidade”, afirmou.
Natural de Ilhéus, Everaldo construiu carreira de destaque principalmente no sul da Bahia. Foi vereador de Itabuna entre 1997 e 2000, além de ter ocupado secretarias municipais entre 1993–1996 e 2001–2004. Servidor da Ceplac, presidiu a regional sul da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, em 1998, assumiu a diretoria-geral adjunta da instituição. No PT, comandou o diretório de Ilhéus, presidiu o PT Bahia por duas gestões e, em março de 2025, foi eleito vice-presidente nacional do partido.
A partir das 10h deste sábado (13), durante reunião do Diretório Estadual do PT Bahia, a entrevista será disponibilizada oficialmente no canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube.
SERVIÇO
Lançamento da Entrevista Everaldo Anunciação: Memória da Militância
Data: 12/12 (sexta-feira)
Horário: às 19h
Local: Sala de Cinema Walter da Silveira – Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador
Duração: 69 minutos
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
