Salvador, 11/12/2025 17:30

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Emerson Penalva critica aumento de empréstimos do Governo do Estado e questiona transparência

Foto: Divulgação
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O deputado estadual Emerson Penalva (PDT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quarta-feira (10), para criticar o volume de empréstimos solicitados pelo Governo do Estado. Segundo o parlamentar, a atual gestão está “batendo todos os recordes da história” em endividamento.

Penalva afirmou que, em apenas três anos de mandato, o governador encaminhou à Assembleia pedidos que somam R$ 26 bilhões. “26 bilhões de reais em solicitação de empréstimos que equivalem a quase metade do orçamento de um ano de gestão,” destacou.

O deputado também questionou a tramitação acelerada das propostas, criticando o fato de todas serem enviadas em regime de urgência, sem análise adequada das comissões e “sem deixar esclarecido aonde serão aplicados esses recursos”. Ele afirmou ainda que a base governista estaria aprovando os pedidos sem que seus próprios membros tenham clareza sobre a destinação dos valores.

Penalva levantou dúvidas sobre a coerência entre o discurso do governo estadual e a elevada busca por financiamentos. Para ele, há contradição entre o suposto fortalecimento da parceria com o Governo Federal e o crescente endividamento do Estado. “Eu não entendo como o Estado que deu a vitória ao Presidente Lula, que tem como narrativa essa parceria de grande importância para o desenvolvimento econômico do Estado, necessita tomar 26 bilhões de reais em apenas 3 anos de governo,” questionou, ironizando se o governador estaria tentando bater algum recorde ou se a parceria federal “não estaria dando certo”.

O deputado encerrou o discurso afirmando que a população não percebe o retorno dos recursos em obras estruturantes. Ele citou reclamações sobre as “péssimas condições das estradas desse estado”, além de críticas à segurança pública e às filas da regulação na saúde.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade