Salvador, 29/12/2025 20:47

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Salvador

Embasa reforça plantão e monitoramento em tempo real para atender alta demanda de água no verão

Embasa_SedeCabFachada_AlbertoFreitas (5)_600x400|image(3)
|
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, apresentou nesta segunda-feira (29) o esquema especial de plantão adotado pela empresa para enfrentar o aumento do consumo de água durante o verão na Bahia. Em entrevista ao programa De Cara com o Líder, da Baiana FM, ele destacou que a estratégia vai além do reforço das equipes técnicas, incorporando um modelo de acompanhamento em tempo real com participação direta da alta administração da companhia.

Segundo Gildeone, o planejamento considera a dimensão territorial do estado, que possui a maior extensão litorânea do país, e abrange todos os destinos turísticos que registram elevação significativa da demanda neste período. Além das áreas costeiras, regiões como a Chapada Diamantina e Caldas do Jorro também receberam reforço operacional para atender ao fluxo de visitantes acima da média anual.

“Para essa época do ano, além das equipes rotineiras, tivemos incremento de equipes para todo o período do verão. A gestão é pelo exemplo: quando a alta administração está participando efetivamente, acompanhando e apoiando a execução, isso cativa a equipe, que já é muito especializada e comprometida”, afirmou o presidente.

De acordo com o gestor, um dos principais diferenciais da operação montada para o verão 2025/2026 é o uso de ferramentas de comunicação instantânea para acelerar a tomada de decisões. No Litoral Norte, por exemplo, um grupo específico no WhatsApp reúne o presidente da Embasa, a diretoria metropolitana e as equipes de campo, permitindo respostas rápidas às demandas que surgem diariamente.

“Temos um grupo no WhatsApp específico, eu faço parte, a diretora e toda a equipe. Aquelas demandas que chegam, a gente trata ali no grupo e a resposta vem de imediato. Isso facilita bastante a gestão”, explicou.

O plano de ação da Embasa cobre todo o calendário de festas populares, começando no Réveillon e se estendendo até o Carnaval, em fevereiro. A meta é assegurar que o sistema reforçado suporte as oscilações de consumo nos pontos mais críticos, mantendo a regularidade e a eficiência dos serviços de saneamento básico durante o período mais intenso do ano.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
publicidade