A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira, falou sobre os desafios para a implantação de um transporte ferroviário de passageiros no Brasil. Ela abordou o assunto durante o Workshop de Transporte Ferroviário de Passageiros, promovido pelo Ministério dos Transportes em Brasília, com o apoio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.
“O primeiro desafio é uma decisão de governo. É ter um governo com a consciência de que nos tempos atuais nós não podemos mais pensar a mobilidade estruturada em cima do transporte rodoviário. Não se pode um governo ter a decisão de pensar em mobilidade e não pensar no transporte ferroviário dos passageiros. É o nosso exemplo em Salvador e Região Metropolitana”, pontuou.
Jusmari completou: “O sistema metroviário de Salvador e o VLT, que nós estamos implantando agora em Salvador, faz parte de uma estratégia de governo e de uma diretriz que prevê diminuir ou exterminar, gradativamente, a matriz energética. É revolucionário a consequência da implantação do transporte ferroviário de passageiros”.
