Nesta terça-feira (19), o deputado estadual Eduardo Alencar (PSD) avaliou, após reunião da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que a Bahia precisa identificar os gargalos que ainda dificultam o atendimento na saúde pública, especialmente na regulação de pacientes.
O parlamentar pontuou que, apesar do avanço com a construção de hospitais nas últimas gestões estaduais, o problema da fila de regulação continua. “Nunca se construiu tantos hospitais na Bahia como nas administrações de [Jaques] Wagner, Rui [Costa] e agora Jerônimo [Rodrigues]”, destacou.
“Mas a fila de regulação continua. É preciso identificar onde está o gargalo. Não adianta só construir hospital, é preciso que funcione plenamente, com médicos, enfermeiros e corpo técnico”, pontuou.
Por fim, Alencar destacou que, no passado, hospitais particulares credenciados pelo SUS ajudavam a reduzir a pressão sobre a rede pública. Para ele, é necessário “um estudo geral” para entender se a dificuldade está apenas na regulação ou também no funcionamento das unidades hospitalares.

