O deputado federal Alex Santana (Republicanos) fez uma avaliação positiva das articulações do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). Durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, nesta quarta-feira (21), o parlamentar disse, em entrevista ao Política ao Ponto, que a movimentação de Neto “dá ânimo para deputados, prefeitos e lideranças que acreditam nesse projeto”.
“Fico muito feliz porque talvez eu tenha sido um dos poucos da base que teve coragem de fazer uma crítica direta a Neto, sobre o papel que esperávamos dele como grande líder da oposição. Ele estava muito calado. Agora, com sua volta à ativa, ganhamos um fôlego, um gás. Essa movimentação dá ânimo para deputados, prefeitos e lideranças que acreditam nesse projeto”, afirmou Santana.
Segundo o deputado, ainda que ACM Neto não tenha oficializado sua candidatura ao governo da Bahia em 2026, o cenário aponta ele como principal nome da oposição. “A gente sabe que, por mais que ele diga que não tem nome ainda, não existe outro nome hoje com a mesma capacidade de enfrentar o governo de Jerônimo”, destacou.
PEC 66
Na oportunidade. Alex Santana também abordou a participação do presidente Lula (PT) na abertura da 24ª Marcha dos Prefeitos e reforçou a importância da aprovação da PEC-66, que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios.
Segundo Alex, “o sofrimento dos prefeitos é grande”. “Eu assinei a PEC-66 porque tudo acontece nos municípios. Estamos chegando ao fim do primeiro semestre sem o pagamento das emendas impositivas. Não chega verba para saúde, para obras, para nada. A insatisfação é evidente, tanto que muitos prefeitos vaiaram o presidente na entrada e na saída da marcha”, disse.
“Essa dificuldade na articulação com o Congresso mostra que a base do presidente está frágil. É muito pouco provável que esse cenário mude com facilidade”, concluiu.
