Salvador, 14/01/2026 20:08

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Região Metropolitana

Débora Régis lança programa Fila Zero para reduzir espera por atendimentos de saúde em Lauro de Freitas

Prefeita de Lauro de Freitas
Prefeita de Lauro de Freitas
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

A prefeita Débora Régis lançou nesta segunda-feira (7), o programa Lauro Fila Zero, iniciativa que visa reduzir a fila de espera por consultas, exames e procedimentos médicos no município. Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para implantação do novo endereço do Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros. 

Atualmente, mais de 67 mil procedimentos aguardam na fila da regulação. As maiores demandas são por consultas em especialidades como cardiologia, ginecologia, oftalmologia, neurologia e neuropediatria, além de exames como ultrassonografia e Doppler. 

Segundo a prefeita, o programa é uma das prioridades dos 100 primeiros dias de gestão e tem como foco tornar o sistema de saúde mais ágil, organizado e acessível. A primeira etapa será iniciada no bairro de Itinga, que concentra o maior número de demandas, e contará com pré-cadastro nas USFs, agendamento e confirmação da necessidade de atendimento. 

Paralelamente, será realizado o recadastramento dos usuários do SUS, com exigência de comprovante de residência, para garantir que os serviços sejam direcionados exclusivamente aos moradores de Lauro de Freitas. A medida visa atualizar os dados da saúde e melhorar o planejamento da rede. 

De acordo com a secretária Elba Brito, o atendimento será feito de forma itinerante, com divulgação prévia nas comunidades, visitas domiciliares e convocação por telefone, permanecendo o tempo necessário em cada bairro até que todos os pacientes sejam atendidos. 

O Fila Zero será expandido gradualmente para bairros como Caji/Vida Nova, Centro, Areia Branca, Portão, Vilas do Atlântico e Ipitanga. Já a nova unidade do PA Nelson Barros vai reforçar a rede de urgência e emergência, com melhor estrutura e integração ao sistema de regulação municipal. 

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade