A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, voltou a esclarecer nesta semana como ficará a situação dos moradores que já efetuaram o pagamento do IPTU, após a decisão da prefeitura de suspender a cobrança do imposto referente a 2026. Segundo a gestora, a medida prevê opções para os contribuintes, especialmente aqueles que quitaram o tributo em cota única.
De acordo com Débora Regis, caso o valor recalculado do imposto seja inferior ao que já foi pago, os contribuintes poderão escolher entre duas alternativas. “Bom, eu suspendi a cobrança do IPTU como vocês já sabem. Para aquelas pessoas que pagaram, se for menor do que eles pagaram, eles têm duas opções: se pagaram em cota única, podem deixar a diferença para ser abatida no próximo pagamento. Ou podem ir lá, fazer o requerimento e solicitar que a gente retorne o valor para ele”, explicou a prefeita.
A administração municipal afirma que a suspensão da cobrança tem como objetivo corrigir possíveis distorções e promover justiça fiscal. Além disso, a prefeitura garante que o processo de revisão será conduzido de forma a assegurar que nenhum contribuinte seja prejudicado.
