Salvador deixou para trás a imagem do chamado “metrô calça curta”, expressão que marcou por anos as críticas ao sistema de transporte da capital baiana, e passou a contar com uma rede de mobilidade urbana considerada moderna e eficiente. A mudança ocorreu a partir de um novo modelo de gestão estadual, que priorizou investimentos estruturantes e a ampliação do transporte público de massa.
Com a implantação do metrô ao longo das gestões dos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa, e a continuidade do projeto sob o comando do atual governador Jerônimo Rodrigues, a capital passou a contar com mais de 40 quilômetros de linhas metroviárias. O sistema atende milhares de passageiros diariamente e integra diferentes regiões da cidade, contribuindo para a redução do tempo de deslocamento e a melhoria da qualidade de vida da população.
A expansão da mobilidade segue em andamento com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), novo modal que irá complementar o sistema existente. O projeto prevê cerca de 40 quilômetros de trilhos, 42 estações e integração direta com o metrô, ampliando as opções de transporte coletivo em Salvador.
Resultado da parceria entre os governos da Bahia e do Brasil, o VLT é apresentado pelo governo estadual como uma obra que vai além da infraestrutura. Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto representa um compromisso com uma cidade mais integrada e socialmente justa.
“O VLT simboliza o compromisso com uma cidade mais humana, onde o transporte público é tratado como um direito e um instrumento de inclusão social”, afirmou o governador.
Com os novos investimentos, a expectativa do governo é consolidar Salvador como referência nacional em mobilidade urbana, superando um passado de projetos incompletos e ampliando o acesso da população a um transporte público de qualidade.
