O deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) afirmou que a coesão do grupo político que governa a Bahia é inevitável e reforçou a importância da manutenção da aliança em torno do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para as eleições de 2026. A declaração foi feita nesta terça-feira (13), durante um evento realizado na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em Salvador.
Ao comentar a recente declaração do senador Otto Alencar (PSD), que sinalizou apoio ao governador mesmo diante da possibilidade de não integrar a chapa majoritária, Daniel Almeida avaliou que a posição é coerente com a trajetória política do senador. “O Otto fez uma declaração que é óbvia, levando em conta toda a sua trajetória, seus compromissos com o Brasil e com a Bahia e a lealdade política, que sempre foi uma característica dele”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que o posicionamento do PCdoB já está consolidado dentro do grupo governista. “A determinação do PCdoB é estar no time de Jerônimo, de Wagner, de Rui, de Otto, de Coronel. Esse é um time vitorioso, que governa a Bahia, produz bons resultados e não há nenhuma razão para sairmos desse time”, ressaltou.
Daniel Almeida também comparou a definição da chapa majoritária a uma escolha estratégica no futebol, diante de um elenco com muitos nomes fortes. “A montagem da chapa é um desafio para quem tem um time com muitos craques. Só cabem quatro na majoritária, então é preciso escalar quem, naquele momento, oferece mais força e acúmulo político. Mas todos vão se manter no time”, disse. Segundo o deputado, o PCdoB seguirá atuando para garantir a unidade e o fortalecimento da base aliada.

