Salvador, 13/01/2026 21:00

Jornalismo ético compromissado com a verdade

Brasil

Daniel Almeida defende reeleição de Lula, critica bolsonarismo e descarta Tribunal de Contas

Foto: PAOP
fallback user

Compartilhe:

google-news-follow

Durante entrevista concedida nesta terça-feira (13), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) fez uma defesa contundente da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou a atuação política da família Bolsonaro e negou qualquer intenção de disputar uma vaga no Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Ao comentar o cenário eleitoral de 2026, o parlamentar afirmou que Lula desponta como o nome mais forte da disputa. Segundo ele, o presidente reúne atributos que o diferenciam no cenário político nacional e internacional. “Não há nenhum líder político no mundo com a capacidade de interlocução internacional que o presidente Lula tem. O Brasil voltou a se posicionar bem no cenário global, a democracia foi fortalecida, as políticas sociais e os investimentos retornaram”, avaliou.

Daniel Almeida também direcionou críticas à oposição, especialmente ao campo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o deputado, o bolsonarismo se estrutura de forma restrita e familiar. “O Bolsonaro construiu um clã. Ou pensa igual a ele ou não serve. Ou é da família ou não serve. A preocupação é apenas proteger o próprio clã”, afirmou. Na avaliação do parlamentar, esse contexto facilita a análise do eleitorado. “Vai ficar mais fácil comparar os projetos. O eleitor brasileiro é inteligente e vai fazer a melhor opção”, completou.

O deputado ainda apontou um dos principais entraves da política brasileira, que, segundo ele, é a falta de alinhamento entre os Poderes. “O eleitor vota em um projeto mais à esquerda para o Executivo e em um Congresso majoritariamente de direita. Isso gera atritos e dificuldades”, observou.

Sobre as especulações que envolvem seu nome para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado, Daniel Almeida foi enfático ao negar qualquer interesse. “Eu nunca almejei espaço no Tribunal de Contas. Não foi um pleito individual. Hoje isso não existe mais, até porque já completei 70 anos e estou legalmente impedido”, esclareceu. Ele confirmou que é pré-candidato à reeleição para a Câmara dos Deputados e destacou que o PCdoB defende a ocupação de espaços institucionais como projeto partidário, sem personalizações.

Encerrando a entrevista, o deputado reforçou a prioridade política do momento. “Agora, o foco é outro: fortalecer o projeto político que governa a Bahia e o Brasil”, concluiu.

Gostou? Compartilhe!

google-news-follow

LEIA TAMBÉM

publicidade
EMBASA JANEIRO DE 2025
publicidade