A crescente presença de baianos no governo federal tem impulsionado a candidatura da Costa do Sauípe, na Bahia, como possível sede da próxima cúpula do BRICS, prevista para julho deste ano. A informação é do jornal O Globo.
No governo Lula, a Bahia conta com as presença dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação), o ex-governador Jaques Wagner como líder do governo no Senado.
De acordo com a publicação, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, está liderando esforços para que o encontro ocorra no renomado complexo turístico baiano, que dispõe de uma infraestrutura hoteleira capaz de atender às demandas de uma conferência internacional dessa magnitude.
Além da Costa do Sauípe, outras cidades brasileiras, como Recife e Rio de Janeiro, estão na disputa para sediar o evento. A decisão final será baseada em análises conduzidas pelo Itamaraty e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cabendo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a palavra final sobre o local escolhido.

