O presidente do Coletivo Nacional de Organização Negra (Connegro), Cristiano Santos, destacou, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (16), a importância do Prêmio Personalidades Negras 2025 como um momento de reconhecimento e valorização da comunidade negra. A cerimônia, promovida pela Connegro, visa homenagear lideranças e agentes que se destacam em diferentes setores da sociedade ao longo do ano.
“Tem três edições que a Connegro promove esse momento, que é de celebração da comunidade negra a partir da nossa militância durante o ano, mas também é um momento extremamente importante de jogar a luz sobre uma série de atores e atrizes que fazem acontecer cidades como Salvador”, afirmou o dirigente.
Ele ressaltou o papel central da população negra na capital baiana, enfatizando que tanto o serviço público quanto o setor privado dependem de agentes comprometidos com o desenvolvimento da cidade. “A cidade de Salvador é movida por agentes que, seja no serviço público ou no setor privado, promove e lida com a principal matéria-prima dessa cidade, que é a sua gente, que é uma população preta, é uma população machucada em alguns aspectos, mas de uma estima muito elevada, que quer ser bem tratada, quer ser acolhida no serviço público, quer ser acolhida no serviço de saúde, quer ser acolhida no restaurante, quer ser acolhida num serviço turístico e de transporte”, destacou.
Cristiano Santos ainda reforçou a necessidade de ampliar a presença de negros em posições de destaque e excelência, tanto no setor público quanto no privado, como forma de fortalecer a representatividade e garantir oportunidades. “É preciso que tenhamos mais homens e mulheres negras ocupando espaço de excelência, repito, no setor público ou no setor privado”, concluiu.
O Prêmio Personalidades Negras 2025 reafirma o compromisso da Connegro em promover a visibilidade e a valorização de líderes e profissionais negros que contribuem para a transformação social e cultural da Bahia.
